24/04/2017 15:45

7 planetas parecidos com a Terra?

E se existe vida poderíamos também explorar/habitar esse novo planeta?



A inquietude humana nos fez buscar os caminhos desconhecidos, nos fez seguir por trilhas misteriosas, como o adentrar o interior dos continentes, navegar por mares nunca dantes navegados, explorar as florestas exuberantes, mergulhar nas profundezas dos oceanos... Embora o nosso planeta ainda não tenha sido completamente desvendado, os olhos dos cientistas apontam para fora de nossa casa. Cada vez mais se investe em procurar vida extraterrestre.

A observação dos astros remonta há milênios. No entanto, somente com o avanço tecnológico dos séculos XX e XXI foi possível ampliar nosso campo de visão e obter dados mais consolidados do nosso sistema Solar e fora dele. O uso de satélites e sondas vem proporcionando conhecer um universo ainda desconhecido. Situação bem semelhante que aconteceu com o advento do microscópio - no século XVII - pelo Holandês Antony Van Leeuwenhoek onde o “mundo” dos pequenos seres vivos invisíveis a olho nu foi revelado.

Recentemente, a descoberta de sete planetas muito parecidos com a Terra fora do sistema solar ganhou destaque nas mídias. Os exoplanetas (planetas ao redor de estrelas diferentes do Sol) orbitam a zona temperada da estrela anã TRAPPIST-1, a 39 anos-luz de distância (cada ano-luz corresponde a 9,46 trilhões de quilômetros) do Sol. Isso significa que eles têm temperaturas que variam entre 0°C e 100°C, o que faz com que alguns deles possam ter água líquida sobre a superfície, condição essencial para o surgimento de vida. De acordo com os cientistas, a descoberta demonstra que planetas “irmãos” da Terra são abundantes no universo e podem ajudar na busca por sinais de vida fora do globo, conforme afirma a revista Abril.

Muitos creem que os extraterrestres são seres detentores de alta tecnologia que vêm com frequência ao nosso planeta para realizar experimentos conosco. Vários relatos foram feitos nas últimas décadas, mas nos últimos anos diminuíram. Curiosamente o uso de aparelhos que fotografam e filmam (smartphones) que poderiam confirmar os relatos se popularizou em todo o globo. De acordo com os dados mais recentes, a maior probabilidade de que as formas de vida existentes fora de nosso planeta sejam mais próximas as bactérias, caso de fato existam. E se existe vida poderíamos também explorar/habitar esse novo planeta? Com base na tecnologia atual é pouco provável, mas pode que ser que em algumas décadas o cenário mude e cheguemos as “novas índias” galácticas...

#NavendoPorMaresNuncaDantesNavegados #VamosDescobrir